Blog Coagrosol

Parceria de verdade

escrito em 28 de fevereiro de 2019

Blog Coagrosol

Benedito Rodrigues de Campos, 49, encontrou no cooperativismo uma parceria de verdade e a possibilidade de expandir sua produção.


Ele iniciou com laranja mas depois da crise do citrus diversificou para goiaba. “Cultivo goiaba há muitos anos e sempre estive refém da indústria. Já tinha ouvido falar da Coagrosol mas não entendia sobre cooperativa até que o cooperado Manoel Rosa me levou para conhecer mais de perto. Entendi que era o melhor caminho para sobreviver como produtor rural”.


Benedito está na cooperativa há pouco mais de um ano e já se adequou para ser produtor Fairtrade. “São muitas regras novas, mas a partir do momento que você entende o porquê dessas normas fica muito mais fácil se adequar”.


Para o produtor a compra conjunta de insumos foi um dos grandes diferenciais para maior lucratividade na sua última safra. Benedito destaca ainda as condições de pagamento e o preço justo pela fruta; “A indústria não se importa com sua fruta e chega a demorar seis meses para efetuar um pagamento. Aqui na cooperativa tenho a garantia de que vou vender minha produção e o pagamento da minha fruta acontece logo após a entrega, é uma parceria de verdade”.


Animado com sua nova realidade o produtor já faz parte do projeto de plantio de mudas da cooperativa e está aumentando sua produção para os próximos anos.